7 de julho de 2010

Flagelos Destruidores

No início de abril deste ano, tivemos chuvas atípicas atingindo, principalmente, as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Agora, chuvas torrenciais alagam localidades em Alagoas e Pernambuco. Segundo o Livro dos Espíritos, na questão 737, Deus fere a humanidade com flagelos destruidores para fazê-la progredir mais depressa. Além disso, “são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.” (L.E. Questão 740)

E realmente confirma-se a afirmação dos Espíritos. Após essas calamidades vemos inúmeras ações de caridade visando minimizar o sofrimento de tantos irmãos desabrigados. São muitas doações de roupas e alimentos, muitos voluntários dando apoio ao Corpo de Bombeiros e também nos abrigos provisórios que são montados em Escolas e Igrejas.

É importante falar que tais acontecimentos se fazem necessários ao adiantamento da evolução, mas a ação degradante do homem, associada à negligência, contribui de forma decisiva a tais tragédias. Pois, “entre os males que afligem a Humanidade, alguns há de caráter geral, que estão nos decretos da Providência e dos quais cada indivíduo recebe, mais ou menos, o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, a não ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela sua negligência. ” (L.E. Questão 740)

Sabemos, através das obras básicas do Espiritismo, das de André Luiz, pelo médium Chico Xavier, e das palavras de nossa Mentora Espiritual Irmã Amálya, que o pensamento do homem encarnado cria formas-pensamento, miasmas, energias deletérias que se aglutinam e desencadeiam mutações em vírus e bactérias que estão se intensificando ultimamente, e adiantam a ocorrência de desastres naturais como este. Assim, busquemos, cada um de nós, fazer a nossa parte para que um dia, na Terra, tais desgraças existam tão somente nos livros de história.





3 comentários:

  1. Isso me faz lembrar aquele ditado popular: “Deus escreve certo por linhas tortas.”

    Nem sempre somos capazes de entender os desígnios de Deus, e, em alguns momentos, nossa ignorância nos conduz à revolta e à indignação. Porém, devemos ter sempre em mente a lei de causa e efeito, e a certeza de que não cai uma só folha da árvore sem que Deus permita.

    Em qualquer momento de nossa vida, a fé e a resignação devem falar mais alto!

    ResponderExcluir
  2. Para nós encarnados esses acontecimentos são, além de trágicos, muito triste, mas como o Espiritismo vem nos trazer a consolação, temos um pouco da explicação para esses desastres naturais.

    ResponderExcluir
  3. Outros acidentes na região serrana do Rio e em SP causam centenas de mortes.
    Eis o momento de elevarmos o pensamento em oração pedindo misericórdia para esses irmãos em provação.

    ResponderExcluir