Quando dizemos para os nossos amigos que somos espíritas, sempre sofremos uma avalanche de perguntas, pois é normal haver curiosidade sobre essa religião que cresce cada vez mais em nosso país. Por isso, listamos algumas das perguntas que foram feitas por pessoas curiosas a respeito do Espiritismo.
1. No que os espíritas acreditam?
Sintetizando os princípios básicos do Espiritismo codificado por Allan Kardec, temos o exposto abaixo:
A) Existência de Deus: Deus existe e é bom, justo e soberano;
B) A imortalidade da alma: A alma, que é como é chamado o Espírito durante o tempo que está ligado à matéria, representa o elemento inteligente do universo. Assim, após a morte do corpo físico, o Espírito se liberta da vida material e prossegue a sua caminhada no plano espiritual;
C) A reencarnação: Os Espíritos são criados por Deus simples e ignorantes e alcançarão seu crescimento espiritual por meio das diversas oportunidades de retornarem ao mundo material;
D) Pluralidade dos mundos habitados: Cada corpo celeste do Universo possui uma evolução diferente e é habitado por Espíritos;
E) Comunicabilidade com Espíritos: Todos somos médiuns em menor ou maior grau, o que permite que Espíritos entrem em contato com aqueles que ainda estão encarnados.
2. Acreditam em vida após a morte?
Sim. Para a Doutrina Espírita, a vida material é um período transitório para o Espírito. Com a morte do corpo, o Espírito se liberta e retorna para o plano espiritual, prosseguindo sua jornada.
3. Os espíritas falam com Espíritos?
Sim. A mediunidade é uma faculdade material - tal como a visão, audição, tato - que possibilita a comunicação com Espíritos, e não é exclusiva dos espíritas. A diferença é que os espíritas reconhecem que é possível se comunicar com os desencarnados e estudam formas de como fazê-lo.
4. O que fazem em um Centro Espírita?
Cada Centro tem suas atividades e a possibilidade de realizá-las da maneira que achar melhor. Há, no entanto, os princípios básicos que sustentam a Doutrina e que devem ser seguidos por todas as Casas Espíritas. Podemos citar como exemplo as atividades que temos na Caravana do Amor.
A) Passes: os passes são transmissões de fluidos de um ser para outro,por meio da imposição das mãos. Os fluidos são energias que fazem parte da estrutura material e espiritual dos seres.
B) Estudo doutrinário: é indispensável ao bom funcionamento do Centro Espírita o estudo semanal das Obras Básicas da Doutrina Espírita.
C) Assistência material: a caridade material aos necessitados deve fazer parte de toda Casa Espírita, por exemplo por meio da doação de alimentos a famílias cadastradas ou não.
D) Reunião mediúnica: Nestas reuniões, o dirigente fará o que Allan Kardec denominou de evocação, ou seja: solicitará a Jesus e aos Espíritos superiores que permitam a manifestação da entidade espiritual que está acompanhando determinado ser. Ao se manifestar em um dos médiuns presentes, este Espírito receberá o que o Espiritismo chama de doutrinação, que nada mais é do que uma conversa franca e amigável com o Espírito comunicante.
E) Palestras: Mais uma oportunidade para explanação sobre temas da Doutrina Espírita.
5. É possível reconhecer um Espírito reencarnado em um novo corpo?
Só quando se é permitido, o que é muito raro. Se soubesse da sua reencarnação passada, o Espírito ou quem o cerca poderia ficar obcecado pelo seu passado, perdendo tempo, desviando-se do seu principal objetivo de tentar evoluir nesta vida.Sendo assim, o esquecimento é um presente para focarmos em nossa evolução na atual reencarnação. Por vezes, o passado pode vir como uma vaga lembrança, e a medida em que o corpo se torna menos material recorda-se melhor. Convém observar que a lembrança do passado é mais clara para quem habita mundos superiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário