23 de agosto de 2016

Não se pode servir a Deus e a Mamom

O que significa servir a Mamom? Mamom era um Deus adorado pelos sírios na Antiguidade. Ele representava as riquezas materiais. Logo, servir a Mamom é dedicar-se a cultivar os bens materiais e adquiri-los cada vez mais.

O que significa servir a Deus? Sabendo que Deus é infinitamente justo e bom, e que deseja essas qualidades para os homens, conclui-se que servir a Deus é procurar fazer o bem ao próximo e praticar a caridade, acima de tudo.

Podemos também comparar o conceito de servir a Deus ou a Mamom com a porta larga que são citadas no capítulo XVIII do Evangelho Segundo o Espiritismo. Passar pela porta estreita é uma alegoria, pois esta seria o caminho do bem, em que lutamos contra as nossas imperfeições, logo pode ser associada a servir a Deus, uma vez que requer maior esforço de nossa parte. Passar pela porta larga seria como permanecer na nossa zona de conforto, sem fazer muito esforço para se melhorar, podendo se associar a servir a Mamom. Não é possível passar pelas duas portas. Aquele que não combate suas más inclinações está somente apto a passar pela porta larga. Assim, adaptando o conceito  de servir a Deus e a Mamom a esta realidade do jovem, a frase que dá o título ao texto pode ser compreendida da seguinte maneira: Não é possível agradar a duas vontades distintas ao mesmo tempo.

Muitos jovens, por sua pouca idade, não tem preocupações com dinheiro tal qual os adultos. No entanto, atualmente, é comum vermos jovens com uma vida desregrada e muito mais direcionada ao lado material, abusando de drogas lícitas e ilícitas, sendo promíscuo, desconsiderando completamente os valores morais e propagando discursos de ódio de toda natureza. Neste caso, ele estaria seguindo pela porta larga.

Abordando especificamente o jovem espírita, entende-se que este precisa viver as coisas relacionadas à sua época, pois, antes de tudo também é jovem. Porém é essencial que ele saiba discernir o que é certo do que é errado e que tenha consciência de que tudo o que plantar irá colher, tanto para o bem quanto para o mal.

Conclui-se, portanto, que o jovem estará servindo a Mamom no momento em que usa o seu livre arbítrio para realizar ações contrárias às leis de Deus, mesmo tendo conhecimento dos ensinamentos da moral Cristã, pois assim estará tentando servir a vontade  de dois senhores distintos.


Em outro aspecto, o jovem espírita estará servindo a Deus, quando se esforça para combater suas imperfeições com base nos preceitos da moral espírita Cristã, é alegre, não perde tempo com o ódio, nem com rancor, honra os seus pais e familiares, ama o próximo como a si mesmo, sendo indulgente com as fraquezas e defeitos alheios, não tem vaidades e em todas as situações procura sempre o bem que pode atenuar o mal. Mostra-se, assim, como um verdadeiro servo de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário