6 de setembro de 2016

Pensamento é força

"Palavras convencem, mas o exemplo arrasta". A frase, bem conhecida entre os cristãos, nos encoraja a sermos sempre vigilantes em nossas ações. Aliás, a melhor maneira de se ensinar o bem é por meio de uma vida pautada em atitudes condizentes com os ensinamentos de Jesus Cristo.

Para os seguidores do Espiritismo as ações possuem valor inquestionável, contudo, é preciso ressaltar também a importância dos bons pensamentos. Eles são fundamentais para a qualidade dos trabalhos mediúnicos e nossa vida cotidiana em geral, pois o que define nossos acompanhantes espirituais são nossas vibrações, que são produzidas pelo que pensamos e sentimos.

Em um tratamento de passe espiritual, por exemplo, ocorre uma transmissão de fluidos magnéticos e espirituais, com a finalidade de auxiliar na recuperação de desarmonias físicas e psíquicas do assistido. O espírito Emmanuel esclarece em psicografia, através de Chico Xavier, que tanto a transmissão quanto a recepção do passe têm relação com os pensamentos e sentimentos dos envolvidos. Isso ocorre porque, no momento do passe, o médium se sintoniza com os Espíritos elevados, geralmente através de uma prece. Os fluidos, então, serão compartilhados com o receptor, se este estiver de coração aberto.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo VIII, no item "Pecado por pensamento: adultério" reforça o impacto do que é produzido pela mente, afirmando que "A verdadeira pureza não está somente nos atos, mas também nos pensamentos, porque aquele que tem o coração puro não pensa mesmo no mal (...)"

Existem também os Espíritos que nos são afins, que possuem vibrações compatíveis com as nossas. A partir da sintonia que estabelecem conosco, exercem grande influência sobre nossos pensamentos e nossas ações, chegando ao ponto de absorvermos ideias que não são nossas, como dito em O Livro dos Espíritos, perguntas 459, 460 e 461 do capítulo IX.

Por fim, o Evangelho de Marcos, capítulo 14 e versículo 38, nos apresenta a seguinte mensagem: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Essa passagem nos alerta sobre nossas atitudes, assim como nos faz uma recomendação: "Vigiai", pois com observação constante podemos ter conhecimento das más inclinações que possuímos. "Orai", para estabelecer uma conexão com Deus e os Espíritos superiores, a fim de nos fortalecermos perante os conflitos existentes.

A animação abaixo é complementar ao texto, porque apresenta uma explicação científica a respeito do funcionamento do cérebro e a propagação dos nossos pensamentos. Não deixe de assistir! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário