‘‘Acho que por seguir esta doutrina e ter
conhecimento maior a respeito das consequências de seus atos, o jovem espírita
deveria ter uma conduta moral exemplar e ser referência para as pessoas ao
redor. Deveria cumprir com seus deveres e conseguir realizar atividades de
lazer e diversão sem comprometer ou ignorar os ensinamentos recebidos, sempre
realizando o trabalho e a caridade com amor.’’
‘‘O jovem espírita não é, em si, nada de especial
ou melhor que os demais. Tem os mesmos acertos e erros, defeitos e qualidades.
Porém, a única diferença é que sabemos todas as consequências de nossos atos.
Tudo que plantarmos colheremos, tanto para o bem, quanto para o mal. Temos o
livre-arbítrio para decidirmos as consequências do nosso futuro.’’
‘‘É ser um jovem consciente das consequências dos
seus atos. O fato de ser espírita não é lá grande coisa se o jovem não souber
usar os conhecimentos dados pela doutrina para um bem maior. Mais do que o fato
de possuir mais conhecimento, lhe acrescenta a responsabilidade.’’
‘‘É ser um jovem ativo, participativo, que foca no
objetivo, que ajuda nas tarefas da Casa Espírita, como cantina, limpeza, passe,
entre outras funções.’’
‘‘É ser um jovem, ou seja, estar numa idade entre a
infância e a fase adulta, momento em que estamos descobrindo nossos gostos,
personalidade, em que estamos descobrindo o mundo. O jovem espírita é tudo
isso, com uma diferença: conhece a doutrina espírita, por isso TENTAMOS
conciliar todo esse momento da vida com o conhecimento e a vivência do
Espiritismo.’’
‘‘Um jovem espírita não deixa de se divertir, porém
ele sabe suas responsabilidades e não se permite ser influenciado por maus
pensamentos. Ele vai ao mundo sem pertencer ao mundo.’’
‘‘É você ir ao mundo sem pertencer ao mundo. É você
saber distinguir o necessário e o supérfluo. É você ter uma conduta boa para
onde for.’’
‘‘O jovem espírita, antes de tudo, também é
jovem, assim como outros da sua idade, gosta de fazer coisas que os outros
jovens fazem. Porém, ele tem um diferencial: como ele conhece a doutrina ele
deve reproduzir ações que condizem com o que ele aprende. Assim, ele sai com os
amigos, mas tem o cuidado com sua conduta. Ele vai ao mundo sem ser do mundo.’’
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